Como resultado do confinamento devido à emergência de saúde covid-19, uma percentagem muito elevada da população sofre de fadiga visual, disse a especialista em Cirurgia Corneal e Refrativa Mercedes García.

“Agora que estamos isolados e nas nossas casas, estamos muito mais tempo à frente de computadores, tablets, tv ou ecrãs de telefone”, disse ao Notimex. “Depois de passarem tanto tempo à frente destes, acontece que começam a ter desconforto ocular.”

Explicou que é disso que se trata a fadiga visual, que se manifesta com sintomas como a sensação de sentir um lixo dentro do olho, queimar, cansaço nas pálpebras, ou mesmo em algum momento ver desfocado.

O oftalmologista observou que, embora a fadiga visual não possa levar a complicações a longo prazo, como perda gradual da visão ou outros danos significativos, as crianças com menos de seis anos podem ter consequências.

“Às vezes os pacientes sentem-se muito angustiados porque pensam que se estiverem nos ecrãs por muito tempo vão ficar cegos. A verdade é que não, eles só vão ter um pouco mais de olhos secos e fadiga visual, mas não geraria uma grande sequela a longo prazo.

“(Mas) existem estudos realizados em diferentes partes do mundo que indicam que as crianças estão em risco, razão pela qual a Academia Americana de Pediatria e outras instituições importantes em todo o mundo recomendam que as crianças não fiquem nos ecrãs por muito tempo porque pode aumentar o risco de miopia”, disse.

Para evitar fadiga visual, o diretor de ensino do APEC Blindness Hospital recomendou seguir a “regra 20-20-20”, que envolve descansar a vista 20 segundos por cada 20 minutos que é passado em frente a um ecrã. “Isto faz o olho relaxar, lubrificar melhor e piscar.”

Sugeriu ainda ajustar o brilho do ecrã do dispositivo, de acordo com a intensidade da luz em que se encontra, e piscar com mais frequência quando está à frente destes dispositivos para manter a hidratação adequada nos olhos.

Perante os sintomas de fadiga visual, o Dr. Mercedes Garcia indicou que podem ser usadas quaisquer lágrimas artificiais ou lubrificantes, sempre “prestando atenção a não conter outros medicamentos, como um antibiótico”. Perante os sintomas persistentes, recomendou que fosse a um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *